Blog

Como fazer um planejamento de obra?

É do conhecimento de todos que para realizar uma obra, muitas coisas são necessárias, principalmente no que diz respeito a planejamento.

 

Pensando nisso, vamos falar sobre algumas orientações básicas que direcionam um bom planejamento de obra. Falaremos de qualidades individuais e coletivas da equipe, frisando sempre na importância do trabalho ser executado com o menor índice de erro possível. 

 

Se você tem dúvidas relacionadas a montagem de um planejamento de obras, acompanhe o texto conosco. 

 

O que um profissional precisa ter para planejar bem a sua obra?

 

Tudo começa com os ideais de cada engenheiro. Suas qualidades pessoais vão interferir muito na finalização do projeto. Mas afinal de contas, quais características são essenciais?

 

Organização

 

Um profissional organizado consegue sempre manter o controle, pois sabe onde tudo está, e em que pé está o andamento dos serviços. 

 

Quando você está planejando uma obra, a quantidade de detalhes a serem analisados é absurda. Detalhes esses que podem passar despercebidos por pessoas desatentas, causando grande retrocesso nas estratégias do planejamento.

 

Portanto, desenvolva sempre suas capacidades organizacionais, saiba o que já foi feito e o que ainda está por fazer, controle sua obra e obtenha sucesso.

 

Paciência

 

Obras sempre são projetos grandes, portanto, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. E quando isso acontece, a cobrança precisa existir, mas a paciência também. 

 

Não adianta nada perder a linha e atrasar a evolução que o planejamento já teve, devendo sempre mostrar paciência e capacidade de adequação a eventualidades.

 

Aliás, é através da paciência que a capacidade de superação aparece, pois sua mente está em paz para repensar as estratégias, bolando soluções inteligentes para a resolução do problema. 

 

Atenção

 

Como já foi falado anteriormente, muitos detalhes envolvem os projetos. E para que nenhum passe despercebido, tenha muita atenção. 

 

Se concentre na hora de analisar, peça ajuda e segundas opiniões, evitando erros que comprometem o desenvolvimento da obra. 

 

Capacidade de trabalho em equipe

 

Não desenvolva a individualidade excessiva, pois isso pode acarretar sérios problemas dentro de sua equipe. 

 

Promova união, delegando funções importantes para todos, demonstrando a importância que cada um desempenha no trabalho. 

 

Deixe fluir a empatia, pois através dela o objetivo final é alcançado com maestria e excelência. 

 

Qual a importância do planejamento de obras?

 

Após explicar as qualidades pessoais que são necessárias para o bom andamento do planejamento da obra, vamos entrar no assunto mais importante do texto. Afinal de contas, qual a importância de um planejamento de obras?

 

É simples a resposta, pois é através do planejamento prévio, que você descobrirá tudo que uma obra precisa. 

 

A contagem de materiais, o tamanho do terreno, a quantidade de trabalhadores, dentre outras coisas, são definidas durante o planejamento de obra.

 

Outro detalhe que é muito importante é a formulação de um cronograma. Se trata de estipular prazos para os avanços da construção, gerando o controle universal do que está em dia, e do que pode eventualmente comprometer os prazos. 

 

O principal objetivo do planejamento de obra é aumentar a eficiência no canteiro, evitando gastos desnecessários, garantindo a segurança dos trabalhadores e claro, entregar tudo no prazo. 

 

Quais as principais vantagens do planejamento de obra?

 

Já falamos das qualidades necessárias para executar um bom planejamento e sobre os objetivos principais do mesmo. 

 

Quando essas duas coisas se unem, podemos desfrutar das vantagens que um planejamento de obra pode proporcionar. 

 

Produtividade

 

O ponto chave é esse: prazo e produtividade. Quando alinhamos bem o planejamento das obras, a produtividade da equipe sobe. 

 

Isso porque os serviços e gastos desnecessários são cortados, dando lugar a estratégias assertivas e inteligentes, fazendo os trabalhadores produzirem mais em menor tempo.

 

Segurança dos funcionários

 

Trabalhar em construção pode ser considerado perigoso, portanto, um serviço como esse precisa de cuidados específicos bem estudados.

 

E onde essas pautas são discutidas? Exatamente como você pensou, no planejamento de obra. Lá as estratégias de segurança são delimitadas, como por exemplo a utilização de EPIs , equipamentos indispensáveis que garantem a proteção dos trabalhadores. 

 

Saúde dos funcionários e comunidades

 

Muitas vezes quando analisamos obras e seus respectivos locais de construção, achamos canteiros sujos e desorganizados.

 

Isso deve ser evitado a qualquer custo, pois um local cheio de entulhos e resíduos pode proliferar direta e indiretamente doenças na população e nos trabalhadores. 

 

Animais como ratos, escorpiões e até mesmo o mosquito da dengue podem se alojar e reproduzir em locais sujos, causando consequências desastrosas para quem está perto do ambiente. 

 

No entanto, quando um bom planejamento de obras é feito, esses assuntos são levados em questão, sendo alvos de soluções e resoluções rápidas e assertivas.  

 

Através dos fatos mencionados, podemos findar dizendo que é indispensável para qualquer obra um planejamento estratégico, pondo em pauta os principais assuntos válidos a resolução dos problemas propostos, evitando muitos percalços no caminho. 

 

Interessante aprender um pouquinho sobre os trâmites que envolvem o planejamento de obra né? Se esse assunto realmente te interessou, não deixe de compartilhar nosso texto em suas redes sociais. 

 

 

A BRASILOC é uma empresa criada para fornecer equipamentos de alta qualidade, utilizados na construção civil e industrial.

Tendo como prioridade a excelência dos serviços prestados, a empresa conta com quadro de funcionários treinados e orientados a atender os clientes com transparência e respeito ao serviço contratado.

Clique AQUI e conheça mais sobre e Brasiloc – Locação de Equipamentos.

Escreva um comentário