Blog

Dicas de como garantir a segurança dos funcionários no canteiro de obras

Segurança deve ser levada em conta em qualquer tipo de trabalho. No entanto, quando tratamos de obras, esse tema deve ser tratado com muita atenção.

 

É dever de toda empresa zelar pelo bem estar de seus colaboradores, promovendo um ambiente seguro e tranquilo.

 

O problema é que frequentemente vemos muitos acidentes acontecerem em obras, que seriam facilmente evitados se os padrões de segurança fossem corretamente seguidos. 

 

Analisando esse quadro, veremos como esse processo deve ser feito, e claro, os benefícios que serão alcançados se ele for bem desenvolvido.

 

Planejamento

 

O primeiro e mais importante passo. O planejamento é de extrema importância pois é através dele que as decisões mais importantes da obra vão ser tomadas.

 

Onde ficarão os trabalhadores? Que tipo de equipamento eles vão precisar? Quem está apto para assumir essa posição? São perguntas, que se forem corretamente respondidas, evitarão muitos acidentes.

 

Nesta etapa de montagem estratégica da segurança do canteiro, é interessante que um técnico em segurança do trabalho participe, agregando dicas valiosas com seu conhecimento. 

 

Manutenção dos equipamentos

 

Todas as máquinas utilizadas na obra devem passar por manutenções periódicas, no intuito de avaliar suas condições, certificando-se que funcionários não correrão riscos ao usá-las.

 

Pensando nessas análises de desempenho das máquinas, é importante constar no planejamento financeiro esses gastos com manutenções.

 

Organização do ambiente

 

O canteiro de obras é um lugar agitado e barulhento, devido a quantidade de funcionários e máquinas operando ao mesmo tempo.

 

Mas mesmo com esse ambiente turbulento, é muito importante que a organização seja mantida, evitando que a bagunça diminua a qualidade de segurança.

 

Treinamento e organização

 

É muito importante que a empresa ofereça treinamentos adequados para seus funcionários, deixando-os aptos para executar bem suas tarefas e manusear as máquinas corretamente. 

 

Vale lembrar que acidentes gravíssimos podem ser causados por falta de instrução com os equipamentos, ou por colocar funcionários inexperientes em determinadas máquinas. 

 

Uso de EPIs

 

Os EPIs são equipamentos de proteção individual do trabalhador, como por exemplo: botas, luvas, fones, óculos etc. 

 

A sua finalidade é proteger o trabalhador individualmente, evitando acidentes simples, mas que poderiam ter causado problemas sérios.

 

É muito importante que o responsável pelos colaboradores incentive-os a usar os equipamentos durante todo o período de construção.

 

Cumprimento das normas de segurança

 

As normas reguladoras (NR), é um conjunto de regras que zelam pela segurança do trabalhador. Elas possuem diretrizes específicas de segurança, frisando no bem-estar de quem trabalha no canteiro.

 

Na construção civil, essas normas devem ser seguidas a risca. Portanto o responsável pela obra deve estar atento, seguindo inteiramente as recomendações. 

 

Revisões de segurança

 

É sempre bom fazer revisões de como as estratégias de segurança estão sendo executadas, corrigindo decisões erradas que foram tomadas outrora, ou que simplesmente não estão funcionando.

 

Esse tipo de revisão vai reduzir torrencialmente o número de indivíduos que estão sendo expostos a perigos e acidentes. 

 

Porque a segurança em uma obra é tão importante?

 

Tudo que acontece no canteiro de obras é extremamente importante para o desenvolvimento do projeto, principalmente quando tratamos das pessoas. 

 

Prezar pela qualidade dos funcionários não é apenas função da empresa, pois isso proporciona várias vantagens no ambiente da construção, melhorando os resultados e evoluções da obra. 

 

Independente do tamanho do projeto, a segurança deve ser prioridade, pois se trata da proteção de algo muito valioso, vidas. 

 

Por todos esses aspectos podemos ter certeza que garantir a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras é muito importante. Com as recomendações seguidas corretamente, temos certeza que seu projeto sairá bom, sem falhas e com um primoroso sistema de qualidade e desenvolvimento de vidas.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, levando o conhecimento de um assunto tão importante para diversas pessoas. 

Clique AQUI e conheça mais sobre e Brasiloc – Locação de Equipamentos

Escreva um comentário